Terço Vocacional


“Ó Maria, fazei-me todo vosso
 para que seja todo de Jesus”.

Neste terço vocacional, queremos meditar diferentes momentos do itinerário vocacional. Confiamos a Maria todas as pessoas, a fim de que sintam a beleza de uma vida entregue ao Senhor, aos irmãos e às irmãs, e sejam abertas a dizer um SIM generoso ao Mestre que chama.


Primeiro Mistério - A Busca: Então Jesus voltou-se para eles e, vendo que o seguiam, perguntou-lhes: 'A quem procurais? “Responderam-lhe: “Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras?” Ele disse: 'Vinde e vede'. Eles foram, viram onde morava e ficaram com ele aquele dia. Eram quase quatro horas da tarde'.
 (Jo 1,38-39).

Segundo Mistério - O Chamado: E Jesus lhes disse: 'Vinde comigo, e eu farei de vós pescadores de gente'. “Deixando imediatamente as redes, eles o seguiram”.
(Mc 1,17-18).

Terceiro Mistério - O Seguimento: “Então Jesus disse aos discípulos: 'Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai
perdê-la; mas quem perder a sua vida por amor de mim, há de encontrá-la'”
(Mt 16,24-25).

Quarto Mistério - A Missão: “Ide, eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. [...] Quando entrardes numa cidade e vos receberem, Comei do que vos for servido, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: „O reino de Deus está próximo de vós‟.
(Cfr. Lc 10, 3-9).

Quinto Mistério - A Fidelidade Radical: “[...] As raposas têm tocas e os pássaros do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. [...] “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos. [...] “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim”
(cfr. Lc 57-62).