A palavra vocação (etimologicamente) deriva do verbo latino VOCARE que significa "chamar". É a tradução do termo "vocatione" que quer dizer chamado, apelo, convite.
A vocação (teologicamente) é o chamado de Deus dirigido a toda pessoa humana, seja em particular, seja em grupo, em vista da realização de uma missão ou serviço em favor da comunidade. Vocação é o chamado do Pai por meio de Jesus Cristo na força dinamizadora do Espírito Santo. - É um gesto gracioso de Deus que visa a plena humanização do Homem. - É dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a construção do Reino de Deus. - É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão. - Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus. - Deus elege por causa de alguns (comunidade) e esta eleição se manifesta no nosso dia a dia. A mensagem do Evangelho à um convite contínuo a seguir Jesus Cristo: Vem e segue-me. (Mt 9,9 ; Mc 8,34; Lc 18,22; Jo 8,12).
É uma iniciativa gratuita, proposta que parte de Deus (dimensão teológica). Impulso interior de cada pessoa onde conscientemente responde ao plano de amor de Deus (dimensão antropológica).
Como Deus chama?
- Pessoalmente e pelo nome. - Pelos valores que nos atraem. - Pela Comunidade. - Pelas necessidades da Igreja e do mundo. |
Vocações na Bíblia
|
- Vocação de Abrão (Gn. 12,1-9) - Vocação de Moisés (Ex. 3,1-15) - Vocação de Samuel ( 1Sm 3,1-21) - Vocação de Isaías (Is. 6,1-10) - Vocação de Jeremias (Jr. 4, 4-10) - Vocação de Jonas (Jn 3, 1-5.10) - Vocação de Maria ( Lc 1,26-38) - Vocação de Pedro (Jo. 21,15-19) - Vocação de André, Simão, Tiago e João (Mc. 1, 16-20) - Vocação de Paulo (At. 9,3-22) Retirado de:http://www.ibr-online.com.br/sav/2006/oqevocacao.htm |