São Caetano de Thiene (1480-1547)

Nascido em Outubro de 1480 em Vicenza, Itália, filho do Conde Gaspar Thiene e da Condessa Maria Porto. Desde muito cedo sua mãe o havia consagrado à Virgem Santíssima e lhe incutia incansavelmente os valores cristãos. Em 1504 se doutora em direito civil e canônico pela Universidade de Pádua. Em Roma trabalhou como Protonatário Apostólico do Papa Júlio II e ingressou na Companhia do Divino Amor, grupo de clérigos e leigos dedicados á oração e a prática da misericórdia. Ordenou-se sacerdote em 30 de Setembro de 1516. Na noite de natal de 1517, enquanto comtemplava o presépio, lhe apareceu a Virgem Maria entregando-lhe o menino Jesus. Em 1524, preocupado com a reforma da Igreja e confiando na Providência Divina, funda em 14 de Setembro, a Ordem dos Clérigos Regulares – Teatinos juntamente com Juan Pedro Carafa, Bonifácio de Colli e Paulo Consiglieri, em Roma.
Sua vida baseava-se em ajudar os pobres e os incuráveis, até fundou hospitais para os mesmos. Buscava na sua espiritualidade mariana o Reino de Deus e a sua justiça, dando testemunho vivo da Providência Divina que tanto o ajudara, ligando-se a Cruz de Cristo.
Caetano morreu no domingo do dia 07 de Agosto de 1547 em Nápoles, oferecendo sua vida pela paz daquela cidade que se via em guerra. São Caetano foi canonizado em 1671 como Pai da Providência pelo Papa Clemente X.
Que a exemplo de São Caetano, possamos buscar todos juntos o Reino de Deus e a sua Justiça, sendo luz para os nossos irmãos e irmãs necessitados.
Sem. Renan Assumpção CR