Congregação dos Oblatos de São José

   
A Congregação dos Oblatos de São José foi fundada por São José Marello. José Marello, nasceu em 26 de dezembro de 1844 em Turim, na Itália. Inteligente, alegre, idealista, tornou-se padre em Asti (Itália), dedicando seu ministério em favor dos pobres e dos jovens.
     Como sacerdote, foi atraído pelo exemplo de São José, modelo de sua vida espiritual e de seu apostolado. Profundo conhecedor das necessidades da igreja de seu tempo e inspirado peloEspírito Santo, começou a planejar um instituto religioso onde seus membros pudessem servir à Igreja tendo São José como modelo de vida e espiritual.
     Seu sonho se concretizou em 14 de março de 1878 com a fundação da Congregação dos Oblatos de São José, em Asti. Assim como viveu Sãso José, os membros do instituto deveriam cuidar dos interesses de Jesus numa vidaescondida, feita de amor e silêncio, dando especial atenção à educação da juventude.
    José Marello tornou-se bispo da diocese de Ácqüi (Itália) e Faleceu em 1895.
em 2001 ele foi canonizado pelo Papa João Paulo II. Após a morte do fundador, os Oblatos de São José continuaram seu projeto, sempre de maneira escondida e operosa, como viveu São José e como desejava José Marello.
    Hoje os Oblstos de São José estão presentes em vários países do mundo, como Itália, Brasil, Estados Unidos, México, Peru, Filipinas, ìndia, NIgéria e Polônia.
    Os primeiros Oblatos de José chegaram ao Brasil em 1919, e desde então, têm trabalhando em várias localidades, desenvolvendo suas atividades pastorais em paróquias, colégios, obras e missões. Atualmente estão presente nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.