Santa Margarida Maria



Santa Margarida Maria Alacoque, teve extraordinária revelações por parte de Jesus Cristo no mosteiro de Paray-le-Monial, que a incubiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três aparições de Jesus: a primeira, deu-se a 27 de dezembro de 1673, a segunda, em 1674 e, a terceira em 1675.
A primeira aparição ocorreu em 27 de dezembro de 1673, conforme relatou Santa Margarida: "Diversas vezes, diante do Santíssimo Sacramento... ' econtrei-me inteiramente investida desta divina presença... eu abandonei-me ao Seu Divino Espírito, por força do amor ao Seu divino coração... Ele me fez repousar de forma extrema e por um longo tempo sobre Seu divino peito, onde pude descobrir as maravilhas do Seu amor, e os segredos mais profundos e inesplicáveis do Sagrado Coração... Ele me disse: "O Meu Divino Coração transborda de amor para os homens, de modo especial por você, que não poderá mais conter para si a luz das chamas da brilhante caridade; é necessário que seja difundida aos homens, e que lhes seja manifesto para enriquecê-los dos preciosos tesouros que te revelei..."
A segunda, provavelmente deu-se em uma das primeiras sextas-feiras do ano 1674: "E numa das vezes, entre tantas outras, em que o Santíssimo Sacramento estava exposto, após eu ser retirada do interior de mim mesma... Jesus Cristo, meu suave Mestre, apresentou a mim, repleto da Sua glória, suas cinco chagas, brilhantes como cinco sóis, e desta sagrada humanidade saíam chamas de todas as partes, sobretudo do Seu adorável peito, semelhante à uma fornalha; neste instante revelou-me todo o amor e todo o seu amável coração e o estado da fonte viva destas chamas. Ele revelou-me as maravilhas inesplicáveis de Seu puro amor, excessivamente entregue aos homens, dos quais recebia apenas frieza e ingratidão..."
Na terceira, ocorrida durante o mês de junho de 1675, Jesus exigiu que fosse feita uma festa especial ao Seu Sagrado Coração: " Numa das tantas vezes em que encontrava-me diante do Santíssimo Sacramento, revelou-me Deus as graças excessivas de Seu amor... Então, mostrando-me Seu divino Coração, disse: 'Aí está o Cporação que tanto tem amado os homens, a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demostrar-lhes o seu amor;... eu te exijo mais, que na primeira Sexta-feira de acordo com a oitava do Santíssimo Sacramento, seja dedicada e junte-se à esta festa por honra ao Meu Sagrado Coração, fazendo quue seja de igual honra Àquele dia, a fim de reparar as indignidades e ultrajes durante o tempo em que o viram exposto sobre os altares."
Santa Margarida Maria, porém, enfrentaria diversos obstáculos na propagação das revelções feitas a ela por Nosso Senhor. Não tardou que fossem levantadas críticas e colocadas em dúvida as suas experiências místicas. Submetida às mais duras provações e intensas humilhações, Deus enviou ao mosteiro um santo sacerdote que, a princípio passou a estudar minuciosamente os fenômenos relatados. Posteriormente, tornaria-se ele propagados e apóstolo do Sagrado Coração de Jesus: Padre Cláudio de La Colombiere.
Santa Margarida Maria de Alacoque morreu jovem, aos 43 anos de idade, em 17 de outubro de 1690 e foi canonizada em 1920, no pontificado do Papa Bento XV.